Alma Alentejana

Monsaraz, a vila imperdível

Se vem a Évora, deve aproveitar esta oportunidade e visitar a Vila de Monsaraz que fica a cerca e 40 km/35 minutos de carro de Evora.

Monsaraz é um concentrado de história e sobretudo uma viagem no tempo. Aqui respira-se a tranquilidade já esquecida pelos atuais tempos modernos…

Esta vila, conquistada pela primeira vez aos Muçulmanos em 1157, fica no topo de um monte, onde o verde da paisagem se mistura com o azul do céu, onde irá encontrar portas medievais, ruas labirínticas, o chão em xisto…

No património de Monsaraz destacam-se o Castelo e a Torre de Menagem medievais, o edifício dos Antigos Paços da Audiência (séc. XIV/XVI) e a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séc. XVI/XVII).

Monsaraz tem ainda vários pontos de interesse a visitar: para além de Casa da Inquisição, a Igreja da Misericórdia, construída no século XVI, ou a Casa da Cultura que ocupa a antiga Igreja de Santiago, que aqui mora desde o século XIII.

A loja da Mizette é um “hot spot” …Para além das afamadas mantas Alentejanas, irá encontrar artesanato típico da região.

Antes da sua viagem de regresso a Évora, tome um refresco e contemple a vista única que esta vila Monsaraz tem para oferecer, na esplanada do restaurante “o Xarez”, em frente à loja da Mizette…

O que não vai esquecer: A paisagem de Monsaraz com o verde do Alentejo e o azul do Alqueva…Diz o povo que em noite escura, quem olha para Monsaraz facilmente confunde a vila com um barco ancorado no céu.

Comentar

Deixe a sua opinião