Alma Alentejana

Vindima, é até ao lavar dos cestos – o Alentejo e a vindima

Setembro é o mês por excelência da vindima, e o Alentejo, sendo uma região de viticultura por excelência, é onde existem inúmeros programas de vindimas, destinados aos curiosos e muitos turistas que visitam o Alentejo nesta época.

Pisar as uvas, ainda à moda antiga, passear pelas deslumbrantes paisagens de vinhas, aprender técnicas de vindima manual, provar o mosto (o sumo de uva que é destinado à fermentação alcoólica), participar em workshops vínicos, são tudo experiências que vai poder usufruir nas adegas como o Esporão, a Adega Mayor ou a Herdade do Peso. Todos estes locais são de produtores alentejanos, parceiros do Évora Hotel e que apresentam programas muito completos de vindimas, com degustação de 2 ou 3 vinhos e almoço incluído.

Qualquer que seja a sua opção, a vindima é vivida com intensidade, ao ritmo do campo e das adegas. Com um sorriso no rosto e em ambiente de festa, celebra-se o trabalho enquanto se assiste ao nascer de novos vinhos.

Devido as alterações climáticas, este ano as vindimas terminam mais cedo. Mas como diz o provérbio popular, “Até ao lavar dos cestos, é vindima”. Marque já o seu programa e viva a verdadeira experiência alentejana!

Comentar

Deixe a sua opinião