Alma Alentejana

Ano Novo. Novas Viagens. Novos Alentejanos.

Portugal vai ser o país que todos vão querer visitar em 2017. É o que diz o jornal norte-americano The Huffington Post, que destaca as praias deslumbrantes, as vilas históricas e as ilhas exuberantes de Portugal. A CNN também se mostra rendida à gastronomia e apresenta 20 razões para Portugal estar na lista dos viajantes que gostam de comer bem.

Podemos dizer que Évora se enquadra nas vilas históricas mais interessantes a visitar, quer pelo património histórico e cultural, quer pela sua gastronomia, e os seus vinhos.

O Alentejo, e nomeadamente Évora, é um dos destinos mais escolhidos para viver e apresenta um índice de qualidade acima da média.

Cada  vez mais portugueses escolhem trabalhar e viver na planície alentejana ou junto às praias da costa vicentina. Estamos a falar de uma geração que está a mudar a tradicional imagem do Alentejo, aqueles a quem a Revista “Visão” chama de os “Novos Alentejanos”.  Podemos afirmar que O Alentejo está em movimento, num passo “sereno e calmo”.

Há novos espaços,como o restaurante Quinta do Quetzal. Trata-se de um produtor de vinhos situado na Vidigueira, perto de Beja, que além de ter aberto um restaurante criou um Centro de Arte Contemporânea, um local inspirador, longe do rebuliço da cidade,  num contexto vínico deslumbrante e improvável. Único, podemos dizer.

Mais concretamente em Évora, temos também espaços como a Enoteca Cartuxa, inaugurada em setembro de 2016. Um espaço dedicado ao vinho e aos petiscos mas  onde se pode também provar e comprar o afamado vinho da Cartuxa, entre outros vinhos e produtos regionais, tudo com a chancela da Fundação Eugénio de Almeida.

As mantas Alentejas de Mizette Nielsen continuam na moda. Os capotes em cores variadas, da Capote´s Emotion, uma ideia vingadora e original inspirada na tradicional indumentária Alentejana, agora com um toque juvenil e mais moderno, ganham cada vez mais destaque.

Um facto é que a moda do Alentejo veio para ficar e uma visita a este destino é algo a não perder no novo ano de 2017.

Vai marcar a viagem ou ficar ficar sentado a assistir?

Comentar

Leave a Reply